Egressos da UFC participam de pesquisa internacional sobre a importância da biodiversidade para a agricultura

A carreira científica é um dos rumos que muitos estudantes seguem ao fim da graduação, e na Universidade Federal do Ceará (UFC) não é diferente. O papel do pesquisador é produzir conhecimento a respeito de questões pertinentes que surgem para a sociedade. O artigo “Uma síntese global revela benefícios mediados pela biodiversidade para a produção agrícola” (Título original: “A global synthesis reveals biodiversity-mediated benefits for crop production”), publicado em outubro na revista Science Advances ‒ do grupo editorial Science, um dos mais prestigiados do mundo ‒ é um exemplo disso. 

O trabalho é resultado de uma parceria de pesquisadores de quase 30 países diferentes, incluindo o Brasil. Representando a UFC, participaram do trabalho o professor Breno Magalhães Freitas e o pós-doutorando Antonio Diego Bezerra, ambos do Departamento de Zootecnia.

O estudo comprovou de maneira inédita a um nível global a importância da biodiversidade para  a agricultura, especificamente a contribuição de polinizadores e de agentes de controle biológico. Segundo o professor Breno, a ideia levantada pelo estudo é que os produtores usem a própria natureza para melhorar a produção agrícola.

“O trabalho mostra que quanto maior a diversidade de polinizadores e de agentes de controle biológico, melhor será a produtividade. Com uma melhor produtividade, a lucratividade é maior, porque será produzindo mais na mesma área. Assim, não será necessário desmatar para plantar em novas áreas, nem usar tantos defensivos agrícolas”, explica o pesquisador.

Prof. Breno é egresso da primeira turma do mestrado em Zootecnia da UFC

Graduado em Agronomia pela UFC, o professor Breno tem interesse especial por um animal polinizador específico: a abelha. Desde a graduação ele já criava abelhas para produção de mel na fazenda da família. “Como agrônomo, eu sempre procurava integrar as abelhas com a minha profissão”, afirma. 

Sua dissertação sobre abelhas foi a primeira defendida no mestrado em Zootecnia da UFC. A dissertação identificou as plantas da caatinga importantes para a apicultura, ou seja, a criação de abelhas. Já o doutorado, realizado na University of Wales College of Cardiff (Reino Unido), foi a oportunidade de integrar o interesse pelas abelhas com a formação em Agronomia por meio do estudo sobre a eficiência da polinização nas culturas da maçã e do caju.   

Formado em Agronomia na UFC, o agora pós-doutorando Antonio Diego Bezerra também pesquisa abelhas e polinização

Formado em Agronomia na UFC, o agora pós-doutorando Antonio Diego Bezerra foi orientando do professor Breno e também pesquisa abelhas e polinização. Na graduação, foi bolsista do Polinizadores do Brasil, projeto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) voltado para estudos e pesquisas científicas em cultivos de culturas diversas. No projeto, Diego pesquisava a cultura do caju, obtendo alguns dos dados que seriam utilizados no artigo para a Science Advances.

No mestrado, ele deu continuidade ao trabalho da monografia pesquisando o potencial polinizador de abelhas para cultura do melão. O trabalho elaborado no doutorado investigou os impactos das mudanças climáticas na relação entre polinizador e cultura agrícola, além de buscar alternativas para conter esses efeitos na cultura analisada, no caso, do maracujá amarelo.

Texto e fotos: Igor Magalhães