Verminosos por Futebol: conheça o premiado projeto de jornalismo esportivo criado por ex-alunos da UFC

Formados na turma de 2004 do curso de Comunicação Social da UFC, Rafael Luis Azevedo e Larissa Cavalcante gerenciam um projeto que foge do jornalismo factual e está completando 8 anos: o site Verminosos por Futebol. Ao portal Egressos, Rafael conta sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, inclusive o documentário “Aqui é Flamengo”, exibido na plataforma DAZN, e também relembra suas vivências na universidade.

O site Verminosos por Futebol, está no ar desde 14 de agosto de 2012, trazendo temas que muitas vezes ficam à margem do que a grande mídia noticia. Aborda cultura, resgate histórico e memória do lado B do futebol. Rafael trabalha também no Sistema Jangadeiro e tem o Verminosos como trabalho paralelo. Para ele, o diferencial do projeto, onde atua como editor, é fugir do comum.

“O foco do Verminosos é em uma coisa que eu já gostava muito na época que eu trabalhava em redação de esportes, que era contar histórias, que era contar o que tinha de diferente daquela cobertura tradicional que a gente vê nos veículos de imprensa. Abordam jogo e treino, treino, treino. Aquela cobertura factual. E eu achava que o jornalismo esportivo deveria ir além, deveria buscar contar histórias daquilo que está fora das quatro linhas — ou mesmo dentro das quatro linhas, mas que não ganha atenção porque a mídia esportiva é muito focada no factual” disse Rafael.

Com inúmeros trabalhos premiados, recentemente o Verminosos produziu um documentário que por dois meses foi veiculado na maior plataforma de esportes do mundo, a DAZN. O documentário intitulado “Aqui é Flamengo” conta a história de um distrito de Saboeiro, cidade a 430 km de Fortaleza, que tem por nome uma homenagem ao clube carioca. Chamado de ‘Flamengo’, o local tem 3,5 mil habitantes e a produção mostra como a localidade viveu a final da Copa Libertadores da América de 2019, em que o time jogou e foi campeão. 

Rafael explicou como surgiu a ideia de fazer o documentário e as dificuldades encontradas. “Eu já sabia da existência desse distrito há algum tempo, desde 2010. Fazendo algumas pesquisas, eu soube que era uma homenagem ao clube de futebol do Rio de Janeiro. Quando eu trabalhei em veículos eu cheguei a pautar matérias sobre isso e mandei repórter pra lá”. A ideia inicialmente era apenas fazer um vídeo para o Youtube e matéria em textos para o site. Mas Rafael foi convencido pelo potencial da história a fazer algo maior. 

“Conversando com um amigo documentarista ele viu potencial grande nessa história e sugeriu que a gente fizesse não um vídeo simples de Youtube para o Verminosos, mas que a gente fizesse um documentário. A gente foi para lá com uns dias de antecedência para final e passou três dias e meio lá em Flamengo. Fizemos gravações com muitos moradores, muita gente que pudesse contar histórias, que pudesse contar a relação de Flamengo com o time de futebol. E o material foi suficiente para render um documentário de 30 minutos” falou Rafael.

A criação do projeto Verminosos por futebol se deu oito anos após Rafael e Larissa, responsável pelos projetos especiais do site, terem se formado na UFC. Segundo ele, as vivências na universidade contribuíram muito na construção do tipo de profissional que vieram a se tornar, e isso, acrescenta, teve muita importância para lançar o site. 

“Na verdade, a UFC proporcionou pra gente se desenvolver na carreira, se desenvolver no mercado e criar conceito, ter conceitos que embasasse a gente na criação do site. A UFC não nos fez diretamente lançar o Verminosos por Futebol, mas ela nos deu as condições para que chegássemos no mercado e conhecêssemos as pessoas certas. Tivemos os aprendizados ideais em certas empresas e tudo isso ajudou a gente lançar o Verminosos” destacou o jornalista.   

Nestes oito anos já são diversas reportagens premiadas. Uma delas sobre o técnico de futebol que não enxerga, “Ceguim: O técnico que tudo vê”, contou, em texto e vídeo, a história de Flávio Aurélio Silva, jogador que ficou cego após um acidente num jogo do Juventude, time de futebol amador de Fortaleza, e depois disso virou o treinador da equipe. A matéria publicada em 2015 foi premiada por sua versão em inglês “The Brazilian Blind Boss” no concurso Inspiring The World, do grupo de mídia estadunidense The Epoch Times, de Nova York.      

SOBRE OS EGRESSOS

Rafael Azevedo é jornalista do Sistema Jangadeiro, com passagem pelos sites Vós, Tribuna do Ceará e O Povo Online, jornal O Povo e TVs Jangadeiro/SBT, O Povo/Cultura e Cidade/Record. Já fez reportagens freelancer para as revistas Four Four Two (ING), So Foot (FRA), Courrier International (FRA) e Placar, os sites BBC Brasil, Vice, UOL, Agência Pública e The Epoch Times (EUA) e as TVs France 2 (FRA), France 24 (FRA) e Fusion (EUA).

Larissa Cavalcante é publicitária, mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora universitária na Fanor Devry, tendo ensinado em Uni7, Unifor, Faculdade Farias Brito e UFC. Com 20 anos de experiência no mercado, Larissa já atuou no marketing de M. Dias Branco, Kaiser, Mallory, RedeCar+ e Sistema Jangadeiro. Já ministrou palestras, treinamentos e consultorias para Cagece, Jacris Kids e Teens, Ambev, Grupo Telles, Haskell Cosméticos, Isofarma e Caramelo Comunicação.