The Universities Australia Award, um dos maiores prêmios de comunicação da Austrália, foi conquistado por um brasileiro: Diego Holanda Pereira de Souza, egresso do bacharelado em Química da Universidade Federal do Ceará.
O prêmio faz parte do Pitch it Clever, uma competição entre as universidades da Austrália, país onde Diego cursa atualmente seu doutorado, na Curtin University. O desafio para pesquisadores em início de carreira era explicar suas pesquisas em uma linguagem não científica por meio de vídeos curtos, de cerca de dois minutos.
Na apresentação, Diego fala sobre sua pesquisa no desenvolvimento de baterias mais seguras, baratas e duradouras. A substituição do líquido interno por novos materiais sólidos podem torná-las também menores e mais leves.
Durante a graduação, Diego foi bolsista de Iniciação Científica do laboratório do Prof. José Tadeu de Oliveira, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, inclusive com uma patente depositada. Foi também bolsista de Iniciação à Docência de Bioquímica. “Apesar de não trabalhar mais na área de bioquímica e da grande diferença de tópicos, percebo que ainda hoje aplico o que aprendi quando eu era aluno de IC, como planejamento de experimentos, organização e apresentação de resultados, metodologia científica, entre outros atributos que são importantes para pesquisadores de qualquer área”.
Ele cita ainda entre suas lembranças da UFC que o incentivaram à carreira científica as aulas com a Profª Izaura Cirino: ” Ela é uma excelente profissional, e a metodologia de ensino dela com certeza me motivou a estudar e fazer pesquisa na área de química inorgânica.”
Ganhar um prêmio que julga habilidades de comunicação em inglês torna essa conquista ainda mais especial para Diego, que foi também aluno da Casa de Cultura Britânica da UFC: “Como estudante internacional que veio de um país que não fala inglês, isso me faz lembrar como foi difícil para mim aprender o idioma”. “A Casa de Cultura é um projeto de extensão único, com excelente qualidade de ensino e um preço super acessível para o aluno”, completa.
Para Diego, é importante falar de ciências em uma linguagem simples e comunicar para o público em geral, de modo a gerar apoio da comunidade para o investimento em pesquisa. “Quando a ciência chega em uma linguagem fácil de entender para o público, as pessoas são capazes de tomar decisões bem informadas a respeito de saúde, meio ambiente, tecnologia e até mesmo política com base em dados concretos, e isso é capaz de mudar o futuro de uma sociedade. Principalmente hoje em dia que a divulgação de fake news ocorre de forma tão rápida.”
Veja o vídeo: