Egresso do Curso de Odontologia do Campus de Sobral participará de encontro com laureados do Prêmio Nobel, na Alemanha

Egresso do Curso de Odontologia do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, Francisco Isaac Fernandes Gomes foi um dos cinco pesquisadores brasileiros escolhidos pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) para participar do Encontro com Laureados do Nobel, em Lindau, na Alemanha. A reunião, que visa promover intercâmbio científico entre diferentes culturas e gerações, será realizada de 25 a 30 de junho.

Promovido há mais de 70 anos, o evento possui grande relevância internacional, alternando entre temas de medicina, química e física. Nesta edição, cerca de 600 jovens pesquisadores de diversos países se encontrarão com os vencedores do Prêmio Nobel em Medicina e Fisiologia para interagir, apresentar pesquisas, participar de mesas-redondas e estabelecer redes de colaboração. Os participantes foram selecionados pela ABC com base em critérios da Fundação Lindau, que vão desde estar entre os 5% melhores alunos de seus respectivos cursos de graduação ou pós-graduação a ter fluência em inglês e menos de 35 anos de idade.

Isaac Fernandes desenvolve pesquisas sobre mecanismos responsáveis por dores crônicas, com foco em alterações metabólicas e neurológicas (Foto: Acervo pessoal)

Isaac Fernandes foi escolhido devido às pesquisas que desenvolve sobre os mecanismos responsáveis por dores crônicas, com foco em alterações metabólicas e neurológicas. Atualmente, ele desenvolve pesquisa doutoral em Farmacologia, visando identificar possíveis alvos terapêuticos que possam amenizar dores neuropáticas crônicas causadas pela administração de fármacos em quimioterapia para tratamento de câncer. O estudo está sendo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), com participação de pesquisadores da Universidade de Yale, onde Isaac Fernandes atua durante período sanduíche.

“A dor neuropática induzida por antineoplásicos é praticamente um efeito adverso inevitável da quimioterapia do câncer. Dependendo do medicamento utilizado, cerca de 70% dos pacientes desenvolvem essa dor crônica, que pode persistir por meses após o fim da quimioterapia. Além disso, a dor pode surgir durante os ciclos de quimioterapia, reduzindo a qualidade de vida dos pacientes em tratamento e levando muitos desses indivíduos a interromper o tratamento quimioterápico frente ao sofrimento causado pela dor”, explica Isaac Fernandes.

A intenção é que esses estudos possam servir de base para o desenvolvimento de medicamentos que reduzam esse efeito adverso da quimioterapia do câncer, garantindo uma melhor qualidade de vida para as pessoas em tratamento.

“Particularmente, participar desse evento me mostra como a ciência é um agente transformador de nossas vidas. Estar ao lado de pessoas brilhantes é uma honra que irei levar para a minha vida e, sem dúvidas, estar ali representa não somente o Isaac individualmente, mas todas as pessoas que contribuíram para o meu crescimento pessoal e profissional. Todos que estiveram comigo até hoje também estarão lá”, celebra o cientista.

TRAJETÓRIA – O interesse de Isaac Fernandes pela pesquisa em saúde surgiu ainda no ensino médio, quando participou como bolsista do Programa de Iniciação Científica Júnior, vinculado ao Curso de Medicina da UFC em Sobral. “Durante minha graduação em Odontologia na UFC em Sobral, sempre fui muito engajado em atividades de ensino e pesquisa”, ressalta. No período, participou das atividades do Laboratório de Microbiologia, migrando em seguida para projetos nas áreas de Farmacologia, Ciências da Saúde e Biotecnologia, como bolsista de iniciação científica. Ainda na graduação, realizou intercâmbio pelo programa Ciências sem Fronteiras, na Universidade de Sydney, na Austrália, de 2013 a 2015. Cursou mestrado em Farmacologia na Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto, onde atualmente realiza doutorado na mesma área.

“Participei de muitos projetos ao lado de pessoas incríveis. Esses projetos eram na área de dor, mas com um outro foco. Investigávamos o potencial terapêutico de produtos vindos da nossa flora e fauna nordestina sobre a dor inflamatória na face ou na doença periodontal. Buscávamos compreender se determinados produtos naturais usados popularmente ou com descrição científica possuíam algum efeito experimentalmente e quais eram os mecanismos de ação dessas moléculas e substâncias. Foi um período muito enriquecedor e que me fez querer seguir a carreira acadêmica ainda mais”, explica Fernandes.

A nomeação para o encontro “veio para mostrar que lutar pela educação faz muito sentido”, explica Isaac Fernandes. “Por mais que eu ainda não acredite que fui escolhido, estou extremamente feliz e minha família também. Venho de uma família simples de Sobral, no Ceará, e a vida inteira fui aluno das escolas públicas da cidade. Jamais imaginei que iria encontrar um Nobelista pessoalmente, muito menos que teria a chance de conversar, apresentar o que eu faço e discutir com eles. Acredito que ter sido nomeado também é uma forma de reconhecimento pelo nosso trabalho como jovens pesquisadores. Não é fácil fazer ciência no Brasil, os desafios são inúmeros e nesses últimos anos tenho me dedicado exclusivamente à pós-graduação. Portanto, a nomeação é também um reconhecimento da minha trajetória como pessoa, estudante e profissional”, ressalta.

Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Sobral – fone: (88) 3695 4601