Egresso da UFC obtém aprovação em quatro mestrados na Europa

Primeiro da família a ingressar no ensino superior, Amon Elpídio não deu como concluída sua formação após a formatura em Gestão de Políticas Públicas na Universidade Federal do Ceará em 2019. Durante os anos em que cursou a graduação, se apaixonou pela pesquisa científica, escreveu artigos e participou de congressos. Um caminho que o levou a buscar uma pós-graduação. Bem sucedido, foi aprovado em quatro programas de mestrado na Europa.

A candidatura de Amon Elpídio da Silva foi aceita nas Universidades de Lancaster (Inglaterra), Saarland (Alemanha), Aberdeen e Edinburgo (ambas na Escócia). As seleções foram realizadas por meio de avaliação do histórico da graduação, testes de proficiência e do currículo acadêmico. Foi necessária também a produção de essays, que consistem em uma redação escrita pelo candidato demonstrando sua motivação em estudar no curso que está pleiteando.

Durante a graduação na UFC, Amon adquiriu experiência na apresentação de trabalhos em congressos, simpósios e organização de semanas científicas, além de ter cultivado o interesse pelo processo de pesquisa. São conhecimentos desenvolvidos na Universidade a que ele atribuiu o êxito nos resultados. Segundo ele, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) também teve um papel importante nas seleções, por meio do serviço de tradução dos documentos expedidos pela UFC.

A inteligência e a dedicação de Amon resultaram também na concessão do certificado Magna Cum Laude (Com Grandes Honras, na tradução em latim), uma das três distinções acadêmicas concedidas pela UFC a estudantes que se graduam com elevado desempenho universitário.

“A universidade expandiu minha visão para a importância da pesquisa acadêmica. Nesse período, juntamente com a Profª Tarin Mont’Alverne, produzi muitos projetos de pesquisa e eventos científicos, sendo um deles a criação da linha de pesquisa em Direito da União Europeia, no Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais da Faculdade de Direito da UFC. Por meio da atuação e dos resultados obtidos como membro-pesquisador do grupo, me dediquei integralmente para a pesquisa das agendas políticas no contexto internacional e como a relação entre o direito internacional e europeu reverbera na atuação dos Estados”, diz Amon.

Amon pretende continuar estudando as perspectivas do modelo de integração européia no mestrado em Direito Internacional e Europeu (LLM in European and International Law) na Universidade de Saarland, na Alemanha, que foi sua escolha entre as quatro aprovações.

Apesar das dificuldades enfrentadas em todas as áreas acadêmicas, em meio à pandemia do novo Coronavírus, ele reforça a importância de dar continuidade ao desenvolvimento da pesquisa científica com as ferramentas a que se possa ter acesso. “É necessário para que alcancemos resultados que possam contribuir com a sociedade como um todo. O investimento na pesquisa é fundamental para isso”, completa.

CAMPANHA As aulas na Universidade de Saarland terão início em 2 de novembro, e o primeiro semestre poderá ser cursado remotamente. No entanto, Amon ainda precisará pagar a matrícula. Para ajudar com os custos, o estudante criou uma campanha on-line que visa arrecadar esse valor. As doações podem ser feitas pelo site Vakinha.