Representante da Universidade de Columbia visita UFC; parceria deve ser firmada em breve

A reunião marcou o início do diálogo com vistas à formulação de uma parceria entre UFC e Universidade de Columbia (Fotos: Viktor Braga/UFC)

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu, na tarde desta segunda-feira (9), o Prof. Scott Rubin, da Teachers College ‒ unidade de Pós-Graduação em educação, saúde e psicologia da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O encontro, que ocorreu na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC em Messejana, marcou o início do diálogo com vistas à formulação de uma parceria entre as duas instituições, a ser discutida e formalizada nos próximos meses.

Segundo o reitor Cândido Albuquerque, o objetivo do futuro convênio é identificar programas da Universidade de Columbia que possam receber estudantes de mestrado e doutorado da UFC, especialmente na área de educação. “A ideia é que esses alunos possam voltar e dar uma contribuição, por exemplo, às escolas municipais, e com isso aproximar a Universidade da escola pública. O que queremos é melhor preparar nosso aluno para que ele possa dar essa contribuição no resgate da própria educação básica”, disse Cândido, acrescentando que quanto maior for o impacto social da ações desenvolvidas, maior será a legitimação da Universidade perante a sociedade.

De acordo com o Prof. Scott Rubin, o primeiro passo será identificar e selecionar alunos de pós-graduação da UFC que desejem desenvolver seus estudos na Universidade de Columbia, com direito a bolsas de auxílio. A previsão é de que as primeiras bolsas sejam disponibilizadas a partir do próximo ano. Detalhes sobre o processo seletivo serão definidos e divulgados posteriormente.

De acordo com o Prof. Scott Rubin, serão elencados projetos de pesquisa que possam ser desenvolvidos em conjunto entre pesquisadores de ambas as universidades

Em outra frente, serão elencados projetos de pesquisa que possam ser desenvolvidos em conjunto entre pesquisadores de ambas as universidades. Segundo o professor, apesar do Imagem: foto do Prof. Scott Rubin e de uma mulher ao seu lado esquerdofoco inicial na área de educação, há diversas áreas nas quais os estudantes poderão encontrar oportunidades, como psicologia, educação em saúde, enfermagem, nutrição e ciências do movimento.

A coordenadora especial de Relações Internacionais e Federativas de Fortaleza, Patrícia Macêdo, participou da reunião e afirmou que o fato de a Prefeitura de Fortaleza já ter parcerias com a Universidade de Columbia facilita que a cooperação entre a UFC e a instituição americana resulte em aplicações práticas na escola pública. “Há uma conversa de entendimento para depois oficializar essa parceria, onde a escola pública municipal entraria no plano de trabalho. A forma como isso será desenvolvido vai vir ao longo do tempo”, explicou.

O pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, Prof. Augusto Albuquerque, pontuou que a cooperação contribui para o processo de internacionalização da UFC e que a Universidade dará toda a celeridade possível para que os efeitos práticos da parceria sejam vistos o quanto antes. Ele frisou que um aspecto interessante é o desejo da Universidade de Columbia de que essas oportunidades sejam amplamente publicizadas para aqueles estudantes que se encontram em situação de fragilidade econômica.

Eles poderão fazer cursos de mestrado e doutorado com auxílio financeiro da instituição americana. “Ou seja, é uma oportunidade que, na situação de escassez de bolsas em que o Brasil está hoje, nós dificilmente teríamos”, disse Augusto.

Conteúdo extra: Assista à reportagem da UFCTV

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Publicado originalmente no Portal da UFC.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *