Egressos do curso de Cinema à frente de websérie infantil no YouTube Kids

A aventura colocará em evidência temáticas sobre a cultura indígena e cearense, explorando hábitos, brincadeiras e cenários cheios de cores e afeto (Crédito: Divulgação)

Quatro graduados em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará estão à frente de uma websérie de animação infantil, com estreia prevista para 10 de fevereiro, no YouTube Kids. Fazem parte do projeto “Clube da Iraceminha” os egressos Andréa Calado, Matheus Mendes, Renan de Oliveira e Renata Freire. Além deles, faz parte da equipe Álvaro Oliveira, formado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário UniFanor.

Apesar da inspiração em José de Alencar, “Clube da Iraceminha” não terá relação direta com a obra literária. Na trama da websérie, Iracema é uma garota extrovertida de 5 anos de idade que nasceu e foi criada na tribo Tabajara, localizada no Ceará. A aventura colocará em evidência temáticas sobre a cultura indígena e cearense, explorando hábitos, brincadeiras e cenários cheios de cores e afeto.

Direcionado para crianças de 0 a 3 anos, a série teve orientação pedagógica e cada episódio terá de 3 a 4 minutos de duração. Recursos adicionais como legendagem e interpretação em Libras também estarão disponíveis. Ao todo, serão oito episódios lançados semanalmente, sendo os dois primeiros fomentados com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

Renata Freire, proponente da websérie explica: “a partir de pesquisas sobre a produção de conteúdo infantil para o YouTube, conversamos e analisamos a diversidade dessa produção que está no ranking nacional de acessos da plataforma. Programas como Galinha Pintadinha e Turma da Mônica se tornaram referências não apenas de entretenimento infantil, mas também de conteúdo educacional. ‘Clube da Iraceminha’ entra para agregar esse setor de produção audiovisual, além de ser uma websérie realizada totalmente no Ceará, que valoriza as nossas raízes e dialoga com o público infantil”.

EGRESSOS – Além de Renata Freire como produtora e realizadora; a equipe conta com mais três egressos do curso de Cinema e Audiovisual da UFC. Andréa Calado é roteirista, produtora e criadora de conteúdo; Matheus Mendes é editor de vídeo, motion designer, ilustrador e artista visual e Renan de Oliveira é editor.

“Clube da Iraceminha” estará disponível no YouTube.