Egressa do curso de Biotecnologia da UFC é finalista de prêmio para jovens pesquisadores

O projeto de Larissa visa a melhoria terapêutica para pacientes em tratamento de cânceres hematológicos (Foto: Divulgação)

Larissa Queiroz Pontes, graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Biotecnologia de Recursos Naturais também pela UFC e brevemente doutora pelo mesmo programa, é uma das dez finalistas do Prêmio Jovem Pesquisador Promega. É a única representante das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A votação é exclusiva ao público acadêmico.

Larissa é doutoranda do Laboratório de Engenharia de Proteínas Terapêuticas da Fiocruz – Ceará, chefiado pelo Prof. Gilvan Pessoa Furtado, orientador da pesquisa. “Trabalhamos com enzimas de uso terapêutico, como a asparaginase e com anticorpos ou seus fragmentos, visando obter moléculas de melhor performance e que possam ser uma opção nacional ao Sistema Único de Saúde (SUS). Usamos técnicas de engenharia de proteínas, como o desenho racional e a evolução dirigida na obtenção e validação dessas moléculas. No meu projeto de doutorado especificamente, testamos diversas estruturas de anticorpos bispecíficos de um anti-CD20, visando melhoria terapêutica para pacientes em tratamento de cânceres hematológicos”, explica.

Desde a graduação a estudante sempre buscou se engajar nas mais diversas atividades acadêmicas, participando de projetos de extensão, sendo co-fundadora da empresa júnior do curso e ajudando a divulgar a área de biotecnologia para a sociedade. “Tive a oportunidade de participar do programa Ciência sem Fronteiras nos EUA, em Boston, onde morei por 15 meses, estudando inglês e complementando a graduação. Foi a experiência mais enriquecedora para a minha vida profissional”, comenta Larissa.

VOTAÇÃO – A votação segue até o dia 30 de abril no site da empresa, onde é possível conhecer melhor a pesquisa desenvolvida por Larissa. Para votar é necessário possuir um ID Lattes, pois a seleção é voltada para o público acadêmico, especialmente os envolvidos com biologia molecular e celular.

O Prêmio Jovem Pesquisador Promega visa destacar e reconhecer os melhores projetos científicos que utilizam tecnologia Promega e demonstram uma aplicação / metodologia inovadora. O vencedor ganhará uma viagem aos Estados Unidos para conhecer o campus da empresa e participar de um congresso científico da área.