Ex-aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo é aprovada em mestrado na Universidade de Columbia, em Nova Iorque

Clarisse Figueiredo de Queiroz foi selecionada para o Mestrado Acadêmico em Crítica, Curadoria e Práticas Conceituais em Arquitetura, da Escola de Pós-Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação (Graduate School of Architecture, Planning and Preservation – GSAPP).

No mundo de fantasia de Clarisse, então com seis anos de idade, o faz de conta elaborava o cotidiano. Desenhar casas planejadas na sua mente de menina era a brincadeira favorita e, para a clássica pergunta “O que você vai ser quando crescer?”, já tinha resposta na ponta da língua: “arquiteta”, dizia a pequena. Hoje, crescida, Clarisse não apenas realizou o sonho de infância, graduando-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, como se prepara para mais uma conquista. Dessa vez, irá cursar mestrado na Universidade de Columbia, uma das mais renomadas no mundo, em Nova Iorque (EUA).

Egressa da UFC em 2018, Clarisse Figueiredo de Queiroz foi recém-selecionada para o Mestrado Acadêmico em Crítica, Curadoria e Práticas Conceituais em Arquitetura, da Escola de Pós-Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação (Graduate School of Architecture, Planning and Preservation – GSAPP) da instituição norte-americana. A jovem foi ainda a única contemplada dentre os candidatos dessa pós-graduação com uma bolsa de estudos full tuition (cobre todos os custos para a participação do estudante nas aulas), oferecida pela Fundação Lemann. A bolsa tem foco em áreas relacionadas a impacto social, apoiando pessoas e projetos que atuam na busca por soluções para os desafios do Brasil.

A arquiteta relata como recebeu a notícia da aprovação, após criterioso processo seletivo que envolveu uma espera de quase dois meses. “Recebi um e-mail da universidade uma hora antes do resultado oficial sair na plataforma, me parabenizando por ter passado no mestrado e ter sido selecionada para a bolsa. Na hora, nem consegui ler até o fim, só foquei na parte do ‘Congratulations!’ e saí correndo pela casa. Depois é que consegui ler tudo com calma, ligar para a família, avisar os professores, a minha coordenadora e amigos mais próximos. Era fim de tarde de uma sexta-feira, então naturalmente eu já saí para comemorar”, relembra.

DEDICAÇÃO – Oriunda de um núcleo familiar matriarcal, Clarisse teve no exemplo de sua mãe, que atuou como professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), um estímulo primordial para dedicar-se aos estudos desde tenra idade. Ao prestar o ENEM, alcançou nota mil na redação, o que lhe permitiu ingressar como nona colocada em Arquitetura, em 2011.

Na faculdade, ela participou ativamente da vida acadêmica, construindo assim uma sólida formação. Integrou o Canto – Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo, no qual esteve em contato com pautas referentes à questão da moradia e das violações do direito à cidade. A aluna estagiou na Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC, preparando relatórios e estudos sobre a acessibilidade nos blocos da Instituição. Foi monitora e atuou ainda como bolsista de Iniciação Científica, elaborando um projeto sobre cidadania insurgente e informalidade urbana. “Durante a graduação, estive engajada, desde o primeiro semestre, em atividades de extensão e pesquisa, buscando uma forma de contribuir com a sociedade, especialmente em demandas coletivas”, comenta.

Ainda graduanda, Clarisse registrou uma experiência de mobilidade acadêmica internacional em seu currículo ao ser contemplada com uma bolsa pelo Programa Ciência sem Fronteiras, em 2013. Na ocasião, estudou por um ano na KU Leuven University (Bélgica), no programa Architecture: Resilient and Sustainable Strategies (Arquitetura: Estratégias Resilientes e Sustentáveis, na tradução para o português). “Essa experiência foi muito enriquecedora e me permitiu retornar com conhecimentos sobre projetos e práticas sustentáveis, desdobrando o que aprendi no desenvolvimento de um projeto com o Canto, chamado Praça Ecológica Guaribal, no bairro da Serrinha. Por meio de um processo participativo, conseguimos abordar problemas de tratamento de água, aspectos legais do local e estratégias de design sustentável, para transformar um depósito de lixo a céu aberto em um espaço público”, relata.

PESQUISA – Com aulas previstas para iniciar em setembro deste ano, o Mestrado Acadêmico em Crítica, Curadoria e Práticas Conceituais, da Universidade de Columbia, oferece treinamento avançado nas áreas de crítica arquitetônica, publicação, curadoria, exposição, redação e pesquisa. No programa, Clarisse pretende lançar um olhar sobre a comunidade de Iara, distrito do município de Barro, na região do Cariri cearense. Objeto de estudo do trabalho de conclusão de curso (TCC) da jovem, a localidade vem apresentando declínio no número de habitantes na última década.

“O processo de projeto do meu TCC me tornou não apenas arquiteta, mas também pesquisadora, ao produzir dados cartográficos inéditos e visitar as casas das famílias de Iara com um olhar aguçado para recontar a história da cidade através das histórias dos moradores locais e seus álbuns de fotografia. Para a aplicação no mestrado, não precisei apresentar um projeto de pesquisa, mas me vejo engajada no estudo de tecnologias de mitigação de desastres e de estratégias protetivas de cultura, continuando o diálogo com a comunidade que abordei no meu TCC”, detalha.

Clarisse tem planos de continuar o estudo de tecnologias de mitigação de desastres e de estratégias protetivas de cultura, continuando o diálogo com a comunidade que abordou no TCC.

Fonte:  Prof. Bruno Braga, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCe-mail: brunobraga@ufc.br