Egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC conquistam Prêmio Ciência pela Primeira Infância

Egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPGSP) da Faculdade de Medicina (FAMED) e integrantes do Grupo de Pesquisa em Saúde Materno-Infantil e Adolescência, da Universidade Federal do Ceará, conquistaram o Prêmio Ciência pela Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). Os premiados são Hermano Alexandre Lima Rocha, docente do Departamento de Saúde Comunitária; e Denise Lima Nogueira, colaboradora na disciplina Pesquisa Qualitativa, no PPGSP, da FAMED.

Os dois figuram entre os seis ganhadores do prêmio, que contou com 76 concorrentes de todo o Brasil. Pela norma do concurso, 15 pesquisadores foram selecionados como finalistas e, dentre eles, seis foram considerados vencedores . O prêmio busca reconhecer pesquisadores com estudos que apresentem resultados relevantes para a formulação ou qualificação de políticas públicas, programas ou serviços voltados a crianças na primeira infância (com idade até 6 anos) ou suas famílias.

Na foto, estão a Profª Márcia Machado e os vencedores Denise Lima  Nogueira e o Prof. Hermano Alexandre Lima Rocha
Na foto, estão a Profª Márcia Machado e os vencedores Denise Lima Nogueira e o Prof. Hermano Alexandre Lima Rocha (Foto: Divulgação)

DESIGUALDADES – O Prof. Hermano Alexandre Lima Rocha concorreu com a pesquisa intitulada “Prevalência e determinantes socioeconômicos do atraso no desenvolvimento em crianças do Ceará, Brasil: um recorte da Pesquisa de Saúde Materno-Infantil do Ceará”, realizada sob orientação dos professores Álvaro Leite e Luciano Correia. O trabalho concorreu no eixo “Desigualdades e Primeira Infância” do concurso.

Trata-se de um “estudo transversal de base populacional com crianças de até 6 anos residentes no Estado do Ceará, que objetiva verificar como as condições socioeconômicas da família influenciam no desenvolvimento infantil”, como consta no resumo.

O Prof. Hermano Alexandre considera o prêmio muito importante, “pois reconhece a pesquisa como um projeto de relevância nacional que produz evidências úteis para a primeira infância. É uma honra para nossa equipe, que desde 1987 desenvolve esse projeto”, diz ele.

AVALIAÇÃO – O trabalho da Profª Denise Lima Nogueira, “Avaliação do(s) modelo(s) educacional(is) de formação desenvolvido(s) para a atenção à saúde materno-infantil em Sobral/CE no período de 2014 a 2018”, foi inscrito no eixo do concurso “Avaliação de Políticas Públicas em Primeira Infância”. A pesquisa teve como orientadoras as professoras Márcia Machado e Socorro Sousa.

Além de pesquisadora e professora colaboradora da UFC, Denise é coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Luciano Feijão, em Sobral. Seu estudo premiado é uma “pesquisa avaliativa de abordagem qualitativa de práticas de gestão, políticas e programas de saúde voltados à assistência, ao acompanhamento e à avaliação da saúde materno-infantil em Sobral e seus impactos na mortalidade infantil”, de acordo com o resumo.

A premiação, afirma Denise, “representa o reconhecimento e a valorização da ciência e daqueles que se dedicam a contribuir com a sociedade por meio da pesquisa, fomentando a tomada de decisões de políticas públicas e práticas baseadas em evidências”.

FORMAÇÃO – Para a Profª Márcia Machado, é uma “honra muito grande” ver egressos do Grupo de Pesquisa em Saúde Materno-Infantil e Adolescência premiados. Representa ainda a sedimentação desse grupo de pesquisa, “que atua há décadas em temas de interesse da saúde pública cearense, com os resultados sendo aplicados [na sociedade]”.

O Grupo de Pesquisa em Saúde Materno-Infantil e Adolescência, acrescenta, é constituído de professores de diversas áreas – médicos, enfermeiros, sociólogos, antropólogos, educadores físicos – que está vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva e ao Departamento de Saúde Materno-Infantil da FAMED.

SOBRE O PRÊMIO – O Prêmio Ciência pela Primeira Infância tem o objetivo de identificar e reconhecer pesquisadores e que tenham realizado pesquisas com foco em temáticas de primeira infância, a fim de promover a disseminação do conhecimento científico produzido, visando apoiar a formulação ou qualificação de políticas públicas em primeira infância no Brasil.

Saiba mais no site do prêmio.

Fontes: Prof. Hermano Alexandre Lima Rocha – e-mail: hermano@ufc.br; Denise Lima Nogueira – e-mail: deniseln2009@hotmail.com