Pesquisadora formada pela UFC lança livro sobre infância e consumo digital

“Esperamos que esta obra levante a discussão com alunos, professores e pais sobre esse novo cenário publicitário e suas implicações sociais”

Egressa do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC), a pesquisadora Maria Clara Sidou Monteiro lançou recentemente o livro “Criança e consumo digital: a publicidade de experiência na era dos YouTubers”.

“Através de uma pesquisa com crianças consumidoras de vídeos no YouTube, percebemos uma nova forma de publicidade feita pelos YouTubers, a qual chamamos de publicidade de experiência. É uma forma de experimentarem produtos pela tela, aprendendo como usá-lo. Essa é a principal discussão do livro. Esperamos que esta obra levante a discussão com alunos, professores e pais sobre esse novo cenário publicitário e suas implicações sociais”, explica a autora.

A relação entre infância e publicidade acompanha sua trajetória acadêmica desde a graduação, quando estudou a influência da memorização dos jingles radiofônicos dos anos 1980 e 1990 para as crianças da época. Na especialização em Teorias da Comunicação, também na UFC, analisou a participação dos jingles televisivos no incentivo ao consumo. Leituras de jovens sobre a publicidade e sua influência nas práticas de consumo na infância e na idade adulta foi sua dissertação de mestrado em Comunicação Social na UFC.

O livro “Criança e consumo digital: a publicidade de experiência na era dos YouTubers”, lançado pela editora Appris, é resultado de sua pesquisa de doutorado em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Maria Clara é também pesquisadora dos grupos certificados pelo CNPq “Laboratório de Interação Mediada por Computador” (LIMC – UFRGS), “Ética na Sociedade do Consumo” (ESC – UFF) e “Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia” (LabGRIM – UFC).