Mulheres na Ciência: Egressa da UFC é selecionada pelo British Council

Júlia Queiros Vieira, formada em 2019 pelo curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, está prestes a iniciar seu mestrado na área de energias renováveis na Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, com todos os custos financiados pelo British Council, uma organização internacional britânica para relações culturais e oportunidades educacionais.

Este programa específico do qual Júlia faz parte foi lançado em março deste ano. Trata-se de uma oferta de bolsas de estudos em parceria com 19 universidades do Reino Unido para apoiar mulheres das Américas, do Sul da Ásia e do Sudeste Asiático a receberem suporte para realizarem um mestrado em um programa de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) em uma das principais universidades do Reino Unido. Ao todo, 45 mulheres foram selecionadas nas Américas.

O projeto apresentado ao British Council já estava sendo trabalhado por Júlia na UFC junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa): uma pesquisa de como transformar resíduos industriais em tecnologias que possam ser reutilizadas e mitigar os efeitos do aquecimento global. “Gostaria de dar os méritos à estrutura da UFC”, afirma Júlia, que durante a graduação foi bolsista, por duas vezes, do Programa de Iniciação à Docência (PID), além de ter feito diversos trabalhos voluntários dentro e fora da Universidade.

Júlia Queiros Vieira conversou com a Rádio Universitária. Ouça a reportagem: